Chega um momento em que todas as franqueadoras sentem que a expansão travou.
Isso realmente pode acontecer: depois de algumas unidades franqueadas vendidas, parece mais difícil que a expansão continue, de maneira fluida, atingindo as localidades que a marca deseja e na velocidade que ela planejou.
Onde estão os gargalos que impedem o fluxo de crescimento?
O departamento comercial pode ser o entrave – por mais que isso pareça um contrassenso.
Quando a equipe comercial não tem muito claro o que realmente qualifica o lead, desenhando os gatilhos que o levam ou o eliminam para a próxima etapa ou quando esta mesma equipe não conhece em detalhe os procedimentos operacionais da marca, dificilmente conseguirá fazer as perguntas certas e avançar rapidamente no processo de seleção, investindo muito tempo com o lead que não possui o perfil adequado para a franquia.
Outro ponto importante é não conseguir analisar dados corretamente e oferecer informações escassas ao lead, sem se aproximar dele com bom senso e coerência.
Abordarei essas questões, com mais profundidade, nos próximos posts. Por enquanto, deixo aqui uma reflexão: sua equipe comercial está alinhada com os objetivos de expansão da marca, além dos territórios?